20/05/09

Os 101Km da Legião - I

Mais uma prova que desafiou todos os limites interiores e exteriores.
A minha participação teve um processo curioso.
Como esta prova já tem tradição em Espanha e tem um número limite de participantes nas várias categorias, as inscrições esgotam sempre (as de BTT esgotaram na mesma noite em que foram disponibilizadas). Eu deixei passar o dia e quando me fui inscrever, já tinham fechado as inscrições. Fiquei um pouco triste pois era minha intenção participar, mas aceitei tranquilamente o facto.
Durante os Caminhos de Santiago, qual não é o meu espanto ao ser-me disponibilizada uma inscrição (mais uma vez: obrigado).
A minha vontade férrea de enfrentar os desafios é que me fez aceitar a possibilidade de participar numa prova duríssima, enquanto participava noutra também muito exigente e onde senti grandes dificuldades. E mais uma vez, não iria treinar convenientemente (não consegui recuperar totalmente, muito menos treinar apropriadamente).
Mas senti que se me era dada esta bênção, quem era eu para dizer que não? Tinha de me entregar ao que sentia que devia ser experienciado.
Ainda pouco o Sol subia no horizonte na sexta-feira, quando o autocarro com os atletas e seus acompanhantes (Mais uma vez, um Grande Bem haja para eles) partiu em direcção a Ronda. Viveu-se um espírito bastante descontraído durante a viagem. Alguns a fazerem planos, estratégias, tácticas para esta prova, outros a descansarem, outros a partilharem experiências passadas, mas sempre como uma grande família. Devido à grande exigência destas provas, em Portugal ainda existem poucos participantes, acabando sempre por existir um clima íntimo. Quase todos nos conhecemos e/ou já corremos alguma prova em conjunto. Para mim, este espírito é uma grande ajuda nos momentos mais exigentes, em que mentalmente já não nos conseguimos motivar e uma palavra, um gesto, uma atenção de alguém familiar transforma a noite em dia, interiormente. Todos compreendemos as dores, as dificuldades uns dos outros e experienciamos uma comunhão muito sublime, pois também já as sentimos, já vivemos algo semelhante. Nem sempre são precisas palavras, basta um olhar.
Depois de uma viagem de meia dúzia de horas, chegámos à nossa nova casa. Na organização respirava-se o típico rigor militar. Do principio ao fim, e durante 24 horas!, a organização esteve sempre à altura das necessidades dos participantes (na ordem dos 5000, no total das provas), excepto o facto que não ter alimentação vegetariana! Éramos três vegetarianos na comitiva (cerca de 25 portugueses). Achei muito curioso.
Sentia uma certa tensão no ar, como aquele silêncio pesado antes de uma trovoada. Todos sorriam e estavam bem-dispostos mas havia uma sombra no olhar. Todos sabíamos que na Legião (existe um certo culto a este grupo militar) não se brinca e que as dificuldades iriam requerer uma certa capacidade de transcendência.
Em linha com o espírito militar, partimos às 11h! de Sábado para mais uma epopeia. Já sabíamos que o Sol iria aquecer-nos muito para além do desejável e que muitos (eu também) iríamos regressar já pela noite dentro. Foi-nos dada a possibilidade de nos transportarem um saco com os nossos pertences para os 53km e outro para os 77km (excepto ao Mimoso, cujos sacos desapareceram…). Eu coloquei equipamento para trocar (e mais quente para a noite), suplementos energéticos, ligaduras, luz frontal e mais uns gadgets.
A partida foi tranquila pois todos sabíamos que ainda tínhamos muitas experiências pela frente e que o dia se iria tornar muuuuuuuuuito longo.
Fui desfrutando das lindas paisagens circundantes e da própria arquitectura de Ronda, rolando ao ritmo dos encorajamentos dos milhares! de pessoas que estavam nas ruas.Os quilómetros sucederam-se e abastecimento após abastecimento, só podia enaltecer a prova em si. A organização esteve irrepreensível. O abastecimento, a sinalização, o staff e toda a estrutura de apoio esteve impecável, mesmo com a quantidade de participantes nas várias categorias, ao longo das 24! horas.

1 comentário:

  1. Parabéns Zé.
    É extraordinário esse feito que me faz "roer de inveja".
    Não conhecia este blogue que já tomei a liberdade de o incluir na minha lista.
    Grande abraço e boa recuperação.
    FA

    ResponderEliminar