25/05/09

I Meia Maratona na Areia

Ter a experiência de estar nos bastidores de uma prova foi muito enriquecedora.
A Associação o Mundo da Corrida organizou a 1ª Meia Maratona na Areia e eu foi colaborar. Fiquei ainda mais orgulhoso de ser sócio desta mui nobre associação.
A prova teve início na Praia Nova da Costa da Caparica tendo sido o retorno feito a meio da distância.
O Eduardo e a Margarida foram irrepreensíveis no seu enorme empenho nesta iniciativa pioneira. Em geral, todos os sócios (e amigos) se uniram para proporcionar uma prova agradável e o mais gratificante possível. Podendo estar a puxar a brasa ao meu pimento (sou vegetariano!), acho que conseguimos!
Sinto que não estou a vangloriar em vão. Todo o feedback que ouvi foi muito positivo. Claro que existem sempre alguns elementos que se centram em pormenores para tentar ofuscar o grande resultado deste evento.
Um dos reparos construtivos foi para o lixo originado pelos abastecimentos. Situação que foi registada para os futuros eventos mas foi de imediato sanada. Toda a extensão do percurso foi posteriormente limpa por nós.
Ao mesmo tempo, gostei. Denota uma maior consciência ambiental. Socialmente há um maior dever de proteger o lugar maravilhoso que habitamos. A evolução é lenta mas firme.
Nunca sequer imaginei a complexidade que é a organização de um evento destas dimensões! Tivemos cerca de 550 participantes nas duas provas!
Há inúmeros detalhes que só se percebem que existem quando estamos a preparar a prova. Todos colaborámos ao máximo para que nada fosse descurado. Que nada pusesse em risco o conforto do atleta/caminheiro e a beleza da prova.
Eu fiquei no abastecimento dos 15 quilómetros em que tínhamos fruta e água.
A estrutura foi modificada várias vezes para facilitar ao máximo a passagem dos atletas. Em piso sólido, transportar qualquer coisa é relativamente fácil mas para movimentar mesas cheias de garrafas de água praia fora garanto-vos que é preciso grande equilíbrio e força. Esta dificuldade acrescida tornou todas as tarefas muito mais pesadas (no sentido directo!). A areia mole dificulta qualquer tarefa, inclusive a de correr.
A minha experiência como atleta de pelotão foi muito importante na minha prestação de abastecimentos aos atletas.
Tentei dar uma palavra de apoio a todos. Eu sei o quão inspirador é um incentivo numa fase da prova em que o esforço já é muito. Adaptei (à semelhança dos outros colaboradores) a táctica espanhola do “Ânimo! Ânimo!” (muito conhecida e apreciada pelos participantes de Ronda, e não só.) e tentei não só reabastecer o corpo como o espírito. Foi ainda mais gratificante cumprimentar e incentivar os amigos de outras provas!
Mais uma vez uma palavra de apreço a todos os atletas, caminheiros, staff e em especial ao Eduardo e à Margarida . São organizações como esta que fazem sentir orgulho de correr.
No fim, ficou o sentir da missão cumprida. Foi com imensa alegria interior que sai da Costa.

2 comentários:

  1. Grande Zé!
    Parabéns pelo trabalho realizado pela excelente equipa do Mundo da Corrida, com este evento que considero promissor.
    Obrigado também pelo incentivo durante a Prova a mim e a todo o pessoal. Como dizes´- e bem - é muito importante uma palavra amiga por parte da organização para com os atletas. Cai muito bem e demonstra a simbiose que deve existir entre os "agentes da corrida". Mas não tenho dúvida que correr é mais fácil do que fazer correr e era bom que todos os atletas -principalmente aqueles que "refilam" muito - tivessem também de organizar.
    Grande Abraço, Zé e, mais uma vez, Parabéns por este sucesso.

    ResponderEliminar
  2. Zé, estive contigo nesse abastecimento e quero-te agradecer a calma que consegues transmitir. Estava realmente a começar a stressar (sou um pouco nervoso/ansioso por natureza). Devo também dizer que estiveste impecável tanto na preparação do abastecimento como no final, na recolha do lixo - fizeste mais de metade do trabalho. E apesar de termos sido só 2 a organizar aquele posto de abastecimento, acho que, sem descurar o trabalho do resto da equipa nos restantes abastacimentos (e que nos ajudaram assim como eu também lhes dei uma mãozinha), o nosso posto aos 15km foi sem dúvida o melhor!

    ResponderEliminar