11/01/16

“A musica das Esferas”

É uma frase que aparece regularmente em vários meios: espiritual, cientifico, literario, etc. pois é algo intuitivo, para todos, como sendo Verdade.
O Som por ser aparentemente simples, torna-se enigmáticamente belo quando começamos a aprofundar.
Todas as tradições espirituais falam do Som como elemento de Criação. As Escrituras como parabolas que são (quanto mais simbolica é a linguagem, mais energia/informação transporta; e quanto mais objectiva, menos), não especificam tudo ao pormenor.
No inicio, para haver vibração (Som), teria de haver um campo/espaço (ou ‘Luz’), porque o Som não ‘cria’ matéria, só transforma/interliga. Esse campo ao ser impressionado pela Palavra, começa a ondular e a criar ondas vibratórias numa profusão de frequências. Cada frequência ou conjunto de frequências harmonicas, manifestaram algo. As muitas lentas (que são uma pequena parte), apreendemo-as como matéria (planetas, sois, galaxias,...); a outra parte, existe como Logos, como Informação.
As frequencias puras, podemos dizer, que são teoricas. Tudo o que existe é um conjunto de frequencias em harmonia e interligação.
Não são as frequencias que escolhem com quem se interligam. De uma forma inata, unem-se com quem ‘encaixam’. Acoplam-se as que têm geometria de ondulação com pontos partilhados, daí, haver uma proporção que que está presente em todos os sectores da existência: o numero Phi, ou razão de Ouro (1,618). E que mostra em que condições, uma interligação equilibrada poderá acontecer.
O que chamamos de Musica, não é mais do uma revelação das leis harmonicas universais.
Por isso ser uma linguagem global e transcultural.
Há frequencias que, soam muito bem com outras; mas criam tensão quando juntas com ainda outras. Qualquer livro da area irá falar sobre escalas, tons e cacofonias.
Nada no Universo é solido, estatico e eterno. A impermanencia do Ser...
A constante mudança (mesmo a nivel subatomico), produz movimento. Esse movimento, tem um ritmo. E esse ritmo é um Som.
Tudo pode ser medível em termos de Som (Os astronomos captam as vibrações dos confins da Galáxia e convertem-nas em Som).
A pulsação da dança das partículas produz sinfonias, numa perpétua aproximação natural da matéria, à Harmonia Perfeita.

Sem comentários:

Enviar um comentário