20/04/10

Yoga do Riso Sénior

Houve um período que achava que não tinha tido grande utilidade a formação em Yoga do Riso já que não a divulgava nem a partilhava.

Agora sinto que fez todo o sentido :)
Talvez tenha sido necessário que interiorizasse a técnica em si e o que ela transforma nas pessoas para depois, puder partilhá-la.
Tenho tido algumas solicitações para promover sessões junto de audiências seniores e têm-se revelado verdadeiras sessões de aprendizagem para mim.
Sempre que saio de uma sessão com seniores, sinto-me mais rico. Como se bebesse Sabedoria das suas longas aprendizagens.
Sinto que é a actividade ideal para este público pois tem alongamentos, técnicas de respiração, toque, gargalhadas, introspecção e é muito flexível. Integram-se facilmente outras técnicas numa sessão de yoga do Riso.
E foi com muito prazer que aceitei o convite de colaborar com a nova Líder do Riso da Academia Sénior de Loures, a Helena Barradas.
Como habitual, nestas sessões partilhadas da Academia, há uma parte inicial de Yoga do Riso e uma 2ª parte de Meditação.
Mesmo sendo um grande número de participantes, o nível é muito bom e são muito participativos.
Cada encontro com a Meditação, sinto a evolução deles. Sinto que mais facilmente mergulham no seu interior e que desfrutam mais da experiência.
Quem pensa que já é tarde para experimentar e/ou aprender algo, que se inspire com a jovialidade e a salutar curiosidade de criança que estes idosos possuem.
Grandes exemplos de como se deve Estar na Vida.
Com grande apoio do grupo da Academia Sénior de Loures, participámos numa sessão pontual num Lar e a recepção foi fantástica! Em poucos minutos todos os residentes já aderiam à sessão, contagiando-se mutuamente.
Na semana seguinte fomos a Odivelas participar numa sessão sobre Vida Saudável, para a qual se reuniram cerca de 100 idosos!
Nunca tinha participado numa sessão tão numerosa e foi importante termos ido 3 Líderes do Riso, apoiados pelos utentes da Academia Sénior.
O inicio foi atribulado mas quando perceberam a actividade, saltou de lá de dentro aquela Alegria reprimida durante anos e foi incrível! Pessoas que minutos antes estavam curvados nas cadeiras e com semblantes pesados, agora estavam em pé com os olhos alegres e cheios de vigor a baterem palmas ao ritmo do HO-HO HA-HA-HA!
Foi fisicamente exigente tocar todos os participantes mas foi largamente recompensado.
O meu voluntariado no Bairro da Fonsecas continua a fluir entre Alegria e Entusiasmo.
Participam sempre com imensa vontade e percebo que, para alguns, é o único momento de real gargalhada em toda a semana e isso, faz com que o meu Coração se aperte com pesar. Mas é da simplicidade do Amor que mais tenho aprendido com eles. No outro dia, e depois de verem que oriento as sessões sempre descalço, ofereceram-me meias para andar por casa.
Algo tão simples mas, senti o Amor deles no momento em que abri o embrulho. Parece que aspergiram as meias com toda a Doçura característica das Avós. O reconhecimento que senti foi como se me tivessem condecorado.
E a última surpresa: tenho uma participante com 95 anos!!! E como se costuma dizer: Toda rija! É um grande exemplo de longevidade com qualidade.
Nunca pensei que o Yoga do Riso me pudesse trazer tanto sobre a Vida em si :)

Sem comentários:

Enviar um comentário