08/06/09

Sessão na Academia dos Saberes – Loures

A convite da Cristina Viegas, na 6ª feira fui dar uma sessão de Meditação à turma dela de Yoga do Riso na Academia dos Saberes (Universidade Sénior de Loures).
Debaixo de chuva e depois de algumas peripécias em Loures, lá encontrei o local.
Um grupo de cerca de 20 senhoras (por coincidência, os senhores não estavam).
Logo de inicio, senti um interesse e um entusiasmo que muito me surpreendeu pela positiva.
Planeava fazer uma pequena introdução teórica à Meditação. Os olhares ávidos de conhecimento e as constantes perguntas (quase todas muito interessantes) fizeram com que a explanação sobre o tema se estendesse, pois cada pergunta ia buscar mais um aspecto da vida e da Verdade.
No fim fizemos alguns exercícios práticos e entoamos o mantra “Ganesh Saranam”. Quem o conhece, sabe que é um mantra muito dinâmico e entusiástico. Senti que era o que fazia jus à minha audiência que, mesmo durante a prática, manteve-se sempre concentrada e sentindo os resultados dos exercícios.
Toda a sessão fez-me acreditar ainda mais na sabedoria popular que diz que “Velhos são os trapos”. Tive o privilégio de conhecer uma audiência sénior com mais dinamismo e interesse pelo que é novidade, do que as crianças do CAT de Tercena.
Poucos jovens iriam aguentar estarem concentrados durante hora e meia e ainda por cima, sentados no chão!
No fim, queriam sair rapidamente pois já estavam atrasados para a aula de dança!!!
Senti-me honrado por ter conhecido idosos que mantêm um gosto especial por aprenderem e serem mais, mesmo que o seu corpo já tenha algumas limitações.
Reparo que muitos jovens (é semelhante em todas as gerações e também passei por esta fase) não têm interesse por aprender, por evoluir, por saber mais. Muitos sentem-se deslocados, perdidos mas pouco fazem para alterar a sua situação. Parece que já não têm energia para guerrearem contra a letargia. Acomodam-se e envelhecem ainda adolescentes.
Quero guardar no meu coração esta experiência, para aqueles momentos em que sentir a motivação de evolução esmorecer invocar estes grandes exemplos do que é Viver com V maiúsculo.

1 comentário:

  1. Olá José!
    Só hoje tive conhecimento deste post ;-D
    Bem-Haja pelo lindo Ser que és!
    Beijos com carinho,
    Cris

    ResponderEliminar